COMUNIDADE RURAL RECEBE AÇÕES DOS PROGRAMAS “PROBACIAS E BARRAGINHAS” EM MUQUI

MUNICÍPIO DE MUQUI AVANÇA NA EXECUÇÃO DOS PROGRAMAS “PROBACIAS E BARRAGINHAS” NA REGIÃO DA COMUNIDADE RURAL DE SÃO DOMINGOS.

O município de Muqui foi um dos três municípios capixabas contemplados com o Programa de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas (PROBACIAS). As ações do PROBACIAS são coordenadas pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) e executadas pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMMA) e de Agricultura (SEMAGRI), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER).

O PROBACIAS trata-se de um programa do governo estadual cujo objetivo principal é proporcionar saneamento rural e implantar técnicas mecânicas que proporcionam a infiltração de água no solo. Consequentemente, essas ações melhoram a qualidade do solo e dos recursos hídricos, como nascentes e córregos.

Para a execução do PROBACIAS, a região escolhida como projeto-piloto foi a sub-bacia hidrográfica do córrego São Domingos, na zona rural do município. Através do referido programa estadual, foram adquiridas máquinas pesadas que, preferencialmente, atenderão, de forma exclusiva, às atividades do PROBACIAS.

Além do mais, também foram adquiridos biodigestores, que são estruturas empregadas para o tratamento biológico do esgoto doméstico. Essas estruturas, juntamente com as caixas de gordura e secagem do lodo (subproduto do tratamento), estão sendo implantadas nas residências localizadas na sub-bacia contemplada cujos proprietários rurais tenham demonstrado interesse e se cadastrados. O proprietário, por sua vez, arca apenas com as despesas inerentes aos outros materiais empregados, como tubulações, lajotas e cimento. A mão de obra para a construção dos sistemas de tratamento do esgoto doméstico é arcada pela Prefeitura Municipal de Muqui.

Acerca das técnicas de conservação de água e solo, são feitas, nas propriedades rurais contempladas, estruturas de armazenamento e infiltração de água no solo, como caixas secas, barraginhas e terraços. Ao mesmo tempo, estradas rurais vicinais e aquelas empregadas para o escoamento da produção agrícola e pecuária estão sendo melhoradas. Tais construções são executadas pela própria Prefeitura Municipal e saem a custo zero para os proprietários rurais contemplados. Técnicos da SEMMA, SEMAGRI e do INCAPER inicialmente visitam cada propriedade cadastrada para fazer a demarcação dos locais das estruturas de conservação de água e solo e de tratamento do esgoto. Até o momento, foram visitados e contemplados cerca de 15 (quinze) produtores rurais na região escolhida como projeto-piloto.

Considerando o longo período de estiagem, que vem trazendo prejuízos ambientais e econômicos, as ações dos programas PROBACIAS e BARRAGINHAS são de extrema relevância e necessidade, além de servirem como instrumento de educação e conscientização ambiental à sociedade muquiense. Agradecemos aos produtores rurais pela ampla adesão aos projetos e esperamos que, futuramente, esses projetos sejam ampliados para as demais microbacias hidrográficas e comunidades muquienses.