MUNICÍPIO DE MUQUI RECEBE OPERAÇÃO “SHAMAR” REALIZADA PELA POLÍCIA CÍVIL E POLÍCIA MILITAR


Operação Nacional SHAMAR fortalece o combate à violência contra a mulher

No mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Polícia Civil do Estado do Espírito do Santo, por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, de forma integrada com a Polícia Militar, com apoio do Poder Executivo do Município de Muqui, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta quinta-feira (24/08) em Muqui, a Operação Nacional SHAMAR.

A “Operação SHAMAR” visa combater crimes de violência contra mulher no Espírito Santo e demais estados do Brasil. Em hebraico, a palavra significa “cuidar, guardar, proteger”. Após a etapa inicial, será dado início ao cumprimento dos mandados de prisão, busca e apreensão.

Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, a orientação é procurar uma delegacia de polícia especializada ou ligar para o 190 ou para a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres, através do 180.

No Município de Muqui, a ação da Operação SHAMAR aconteceu juntamente com a Delegacia Móvel, na Praça Salim Balmas, onde foram recebidas denúncias e também tira-dúvidas de mulheres do município sobre as diversas formas de violências contra à mulher. A ação contou com panfletagem pelas ruas do município, visitas as Escolas da Rede Municipal e Estadual e contou também com duas importantes divulgações nas Rádios; Web SEMINC (Serviços de Informação e Cultura) e na Rádio Muqui 87,9fm MHZ.

Para a Delegada Chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, Srª Claudia Dematte, esta ação reforça para todas as mulheres a importância da busca pelos direitos de Defesa e Proteção pela Lei Maria da Penha. Violência contra a Mulher, é crime, e essa situação precisa ser denunciada, para que seja revertido e extinto. Estamos nessa luta incansável em prol de todas as mulheres.

O Chefe da Diretoria dos Direitos Humanos e Coordenador da Patrulha Maria da Penha, Major Coutinho, reforça que o Programa Patrulha Maria da Penha, foi instituída em 2016 no Estado do Espírito Santo, fortalecendo nosso programa para que todas as mulheres tenham mais segurança e possam conhecer ainda mais as forças de defesas e direitos das mulheres.