A educação ambiental representa um conjunto de processos por meio dos quais o ser humano constrói ações, competências, conhecimentos, habilidades e valores sociais com ênfase na conservação e preservação do meio ambiente, que representa um bem de usufruto comum, essencial à qualidade de vida e prosperidade das populações.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) é responsável por planejar e executar ações de educação ambiental no município de Muqui, contemplando não apenas as escolas, mas também os diferentes setores da sociedade. Além do mais, a SEMMA, em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), tem promovido ações na zona de amortecimento do Monumento Natural Serra das Torres (MONAST), unidade de conservação gerida pelo IEMA.

 

Notícias e eventos:

  • Aconteceu no dia 9 de junho de 2022

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu uma ação de limpeza do córrego Boa Esperança, afluente do rio Muqui do Norte, na sede do município de Muqui. A iniciativa foi promovida em parceria da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Obras e Transportes Públicos. Foram contemplados alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Marcondes de Souza”. O momento foi também marcado pela conscientização de estudantes e moradores acerca da importância da correta destinação do lixo.

 

  • Aconteceu no dia 27 de Maio de 2022

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), com o apoio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), promoveu atividades de educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino nas comunidades rurais, em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio de 2022). O objetivo é conscientizar e promover os cuidados com o meio ambiente, preservando a nossa fauna e flora, tão importantes para a nossa sobrevivência.

Agradecemos aos professores pela recepção e apoio na realização das atividades com os alunos, nas escolas das comunidades rurais de Aliança, Bom Destino e Fortaleza. Juntos na preservação do meio ambiente de nossa Muqui!

 

  • Aconteceu no dia 22 de Março de 2022

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), através da Prefeitura Municipal de Muqui, com apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), estiveram, nesta segunda-feira (22/03), na escola EMEF Fortaleza.

Na ocasião, foi realizada uma visita de campo em uma das nascentes da propriedade do Sr. Renato Bettero.

Parcerias que dão resultados! Vamos juntos construindo Muqui!

 

  • Aconteceu no dia 01 de Setembro de 2022

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) tem fornecido auxílio para o fornecimento de mudas nativas da Mata Atlântica para atender a finalidades, tais como: recuperação de áreas degradadas, arborização rural e urbana e compensações ambientais. Desta vez, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), foram adquiridas mudas de espécies arbóreas, como cutieira e sombreiro.

Em breve, a Secretaria de Meio Ambiente promoverá cercamento e recuperação de nascentes, com prioridade naquelas localizadas antes do ponto de captação da CESAN.

Juntos construindo Muqui!!

 

  • Aconteceu no dia 21 de setembro de 2022

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Frei Pedro Domingo Izcara”. Alunos do 5º ano participaram de uma aula de educação ambiental promovida por técnicos e secretário da pasta ambiental. Nesta ocasião, realizou-se uma ação com plantio de ipês, em comemoração ao Dia da Árvore. Esta ação tem como objetivo principal envolver os alunos e conscientizá-los sobre a importância da preservação da natureza.

Ensinando nos dias de hoje para termos um futuro cada vez melhor!