Notícias e Eventos

 

Links para matérias publicadas no site da Prefeitura Municipal:

14/09/22 – Comunidade rural recebe ações dos programas “Probacias e Barraginhas” em Muqui: https://muqui.es.gov.br/home/comunidade-rural-recebe-acoes-dos-programas-probacias-e-barraginhas-em-muqui/

15/09/22 – Prefeito Cacalo assina ordem de serviço para saneamento básico: https://muqui.es.gov.br/home/prefeito-cacalo-assina-ordem-de-servico-para-saneamento-basico/

21/09/22 – Município de Muqui recebe 5 mil mudas de pau-brasil: https://muqui.es.gov.br/home/municipio-de-muqui-recebe-5-mil-mudas-de-pau-brasil/

05/10/22 – Município de Muqui adere ao Programa de Sustentabilidade Ambiental (PROESAM): https://muqui.es.gov.br/home/muqui-adere-ao-programa-de-sustentabilidade-ambiental-proesam/

 

Demais notícias e eventos:

 

  • Aconteceu no dia 22 de Março de 2022

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), através da Prefeitura Municipal de Muqui, com apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), estiveram, nesta segunda-feira (22/03), na escola EMEF Fortaleza.

Na ocasião, foi realizada uma visita de campo em uma das nascentes da propriedade do Sr. Renato Bettero.

Parcerias que dão resultados! Vamos juntos construindo Muqui!

 

 

  • Aconteceu no dia 08 de Abril de 2022

A Secretaria Municipal de Planejamento, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou, nesta sexta-feira, uma reunião sobre a elaboração do Plano Diretor Municipal (PDM). Nesta reunião, fizeram-se presentes representantes das Secretarias Municipais. O objetivo da reunião foi apresentar a primeira ação de construção do PDM.

A principal função do Plano Diretor é assegurar o bem-estar geral, de modo a preservar o meio ambiente, promover qualidade de vida para a população e garantir desenvolvimento urbano sustentável para o município.

 

  • Aconteceu no dia 20 de Abril de 2022

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) realizou a segunda reunião sobre a elaboração do Plano Diretor Urbano (PDM). Nesta reunião, foram discutidos sobre os próximos passos a serem realizados, dando continuidade à elaboração do PDM.

Agradecemos as participações das secretarias municipais.

Vamos juntos construindo Muqui!

 

  • Aconteceu no dia 20 de Maio de 2022

No dia 03 de maio de 2022, foi realizado um treinamento promovido por representantes da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) com servidores da Prefeitura Municipal de Muqui, na comunidade rural de São Domingos. Estiveram presentes as Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMMA) e de Agricultura (SEMAGRI), além do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER). Na ocasião, foram passadas orientações acerca da instalação dos biodigestores. Esta representa uma das etapas do projeto PROBACIAS, do governo estadual.

Os biodigestores são estruturas empregadas para o tratamento biológico do esgoto doméstico, substituindo as técnicas rudimentares de tratamento capazes de contaminar os recursos naturais. Através deste projeto, serão promovidas melhores qualidades de vida e ambiental para a comunidade contemplada.[

O desenvolvimento e as melhorias não param. Juntos construindo Muqui!

 

  • Aconteceu no dia 25 de Maio de 2022

Neste mês de maio, foi concluído o treinamento promovido por técnicos da AGERH e do INCAPER com servidores da Prefeitura Municipal de Muqui, na construção de caixas secas e bacias de retenção hídrica como execução das atividades pertencentes aos programas PROBACIAS e BARRAGINHAS na comunidade de São Domingos, contemplada pelos projetos. As ações estão inclusas na microbacia hidrográfica local, a microbacia do córrego São Domingos. O objetivo principal é favorecer a conservação de água e solo.

Neste último dia, também estiveram presentes produtores rurais do município de Cachoeiro de Itapemirim, também contemplado por ambos os projetos. Juntos construindo Muqui!

 

  • Aconteceu no dia 27 de Maio de 2022

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), com o apoio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), promoveu atividades de educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino nas comunidades rurais, em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio de 2022). O objetivo é conscientizar e promover os cuidados com o meio ambiente, preservando a nossa fauna e flora, tão importantes para a nossa sobrevivência.

Agradecemos aos professores pela recepção e apoio na realização das atividades com os alunos, nas escolas das comunidades rurais de Aliança, Bom Destino e Fortaleza. Juntos na preservação do meio ambiente de nossa Muqui!

 

  • Aconteceu no dia 2 de junho de 2022

Nesta quarta-feira (01/06/22), foi realizada uma reunião com moradores da localidade de São Domingos.

Na ocasião, foram esclarecidas, entre outras informações, a ordem de execução dos programas estaduais PROBACIAS e BARAGINHAS na propriedades rurais da referida localidade contemplada e os materiais a serem cedidos e adquiridos para a execução dos programas.

Estiveram presentes, na reunião, representantes da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMMA) e de Agricultura (SEMAGRI).

Juntos crescendo Muqui!

 

 

  • Aconteceu no dia 8 de junho de 2022

Nesta quarta-feira (08/06/22), após os treinamentos, foi iniciada a execução dos programas PROBACIAS e BARRAGINHAS na comunidade de São Domingos.

A iniciativa contará com a instalação de biodigestores e estruturas de retenção de água pluvial, como caixas secas e bacias de retenção, capazes de mitigar a erosão e favorecer a conservação de água e solo.

Agradecemos aos produtores rurais, ao INCAPER e as Secretarias Municipais de Agricultura (SEMAGRI) e de Meio Ambiente (SEMMA), além do Governo Estadual e da AGERH.

Juntos construindo Muqui!

 

  • Aconteceu no dia 8 de junho de 2022

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu uma ação de limpeza do córrego Boa Esperança, afluente do rio Muqui do Norte, na sede do município de Muqui. A iniciativa foi promovida em parceria da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Obras e Transportes Públicos. Foram contemplados alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Marcondes de Souza”. O momento foi também marcado pela conscientização de estudantes e moradores acerca da importância da correta destinação do lixo.

 

  • Aconteceu no dia 20 de junho de 2022

Está aberto o período de votação dos projetos selecionados para a última etapa do 4º Edital de Emendas Parlamentares – Deputado Felipe Rigoni. O município de Muqui, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), conta com um único projeto, intitulado “Escola Muquiense Saudável e Sustentável”. A votação é aberta ao público, sendo realizada através do link: https://edital.feliperigoni.com/

O seu voto é muito importante para a implantação deste projeto, que promoverá maior sustentabilidade ambiental às escolas da rede pública municipal de Muqui.

Lembrando que a votação ocorrerá nos dias 14 a 24 de junho.

 

  • Aconteceu no dia 15 de Julho de 2022

Vacinação para seu PET já está disponível com a equipe da Vigilância Ambiental! Não deixe de vacinar!

 

  • Aconteceu no dia 01 de Setembro de 2022

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) tem fornecido auxílio para o fornecimento de mudas nativas da Mata Atlântica para atender a finalidades, tais como: recuperação de áreas degradadas, arborização rural e urbana e compensações ambientais. Desta vez, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), foram adquiridas mudas de espécies arbóreas, como cutieira e sombreiro.

Em breve, a Secretaria de Meio Ambiente promoverá cercamento e recuperação de nascentes, com prioridade naquelas localizadas antes do ponto de captação da CESAN.

Juntos construindo Muqui!

 

  • Aconteceu no dia 21 de Setembro de 2022

Alô, proprietários ou possuidores de imóveis rurais de Muqui. Temos novidades para vocês! A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), em comemoração ao Dia Mundial da Árvore (21 de setembro), divulgou um chamamento público para a seleção de proprietários de imóveis rurais interessados em receber conjuntos de mudas da espécie pau-Brasil, para fins de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, composição de sistemas agroflorestais e silvipastoris e composição de matas ciliares.

 

 

  • Aconteceu no dia 21 de setembro de 2022

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Frei Pedro Domingo Izcara”. Alunos do 5º ano participaram de uma aula de educação ambiental promovida por técnicos e secretário da pasta ambiental. Nesta ocasião, realizou-se uma ação com plantio de ipês, em comemoração ao Dia da Árvore. Esta ação tem como objetivo principal envolver os alunos e conscientizá-los sobre a importância da preservação da natureza.

Ensinando nos dias de hoje para termos um futuro cada vez melhor!

 

  • Aconteceu no dia 25 de outubro de 2022

A Prefeitura Municipal de Muqui, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem se dedicando a proporcionar melhor qualificação a seus servidores, a fim de proporcionar serviços cada vez mais qualificados à população.

Diante dessa situação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente esteve presente no curso de Geoprocessamento promovido pelo Governo Estadual, em parceria com a ESESP. Representantes de quase 50 municípios participaram da qualificação, encerrada nesta última segunda-feira, dia 24 de outubro.
Ressalta-se que o conhecimento adquirido deve ser replicado entre servidores da Secretaria de Meio Ambiente, a fim de fornecer melhores serviços em áreas, como licenciamento e fiscalização ambiental.

 

  • Aconteceu no dia 09 de novembro de 2022

Nesta quarta-feira, 09 de novembro de 2022, ocorreu a primeira reunião dos membros do Grupo Técnico de Trabalho criado para elaborar e implementar o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), incluindo o tema “mudanças climáticas”. A reunião contou com membros de repartições públicas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Planejamento e da Defesa Civil Municipal.

Embutida em uma das metas do Programa Estadual de Sustentabilidade Ambiental e Apoio aos Municípios (PROESAM), a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica se trata de uma iniciativa inédita do município de Muqui e tem como finalidade principal fornecer um planejamento adequado e mecanismos para a conservação e recuperação do bioma Mata Atlântica, bem como contribuir para o enfrentamento às mudanças climáticas, que têm acarretado graves transtornos relacionados, por exemplo, a longos períodos de estiagem.

Nesta primeira reunião, foram esclarecidos assuntos, como a aprovação do cronograma de confecção do PMMA, a realização das demais atividades e uma apresentação e discussão sobre os temas inerentes ao referido Plano.

 

  • Aconteceu no dia 08 de novembro de 2022

O Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast) realizou, nessa terça-feira (08), a eleição de renovação do Conselho Consultivo. A plenária elegeu os representantes da sociedade civil que farão parte do conselho nos próximos dois anos. Com a participação de representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, o Conselho é o principal instrumento de relacionamento entre a Unidade de Conservação e a sociedade.

Compareceram na reunião representantes de entidades relacionadas às áreas ambiental, cultural, social, de turismo, do agronegócio, do setor de extração mineral, e das associações de produtores e moradores locais. “Temos na região um conselho muito participativo e atuante”, ressaltou Janine Scandian, servidora do Monast. O próximo passo para formalizar o Conselho será receber as indicações das instituições públicas e dar posse aos membros.

Localizado nos municípios de Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui, o Monumento Natural Serra das Torres é uma Unidade de Conservação sob a gestão do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA). Com 10.458 hectares, o Monast é um dos mais relevantes complexos florestais do Sul do Espírito Santo, com a presença de plantas rupestres e formações florestais montanas e submontanas. Estudos da flora já identificaram 201 espécies vegetais, sendo que, dessas, 17 estão ameaçadas de extinção.

Fonte: IEMA. Conselho Consultivo do Monast elege novos representantes da sociedade civil. 2022.

Disponível em: <https://iema.es.gov.br/Not%C3%ADcia/conselho-consultivo-do-monast-elege-novos-representantes-da-sociedade-civil>.

 

 

  • Aconteceu em 18 de novembro de 2022

Na quinta-feira do dia 18 de novembro, foi realizada a entrega de parte das 5 mil mudas de pau-brasil provenientes da parceria entre a Prefeitura Municipal de Muqui, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o Instituto Verde Brasil (IVB). As mudas, que estavam na Fazenda Experimental do Incaper (no município de Viana), serão cedidas aos produtores rurais do município de Muqui que tiverem interesse.

O pau-brasil é uma espécie nativa da Mata Atlântica ameaçada de extinção e com alto potencial ecológico e econômico. Por isso, o seu cultivo no município servirá para aumentar a cobertura vegetal nativa e trazer diversos outros benefícios, como a recuperação de nascentes e áreas degradadas.

Após o plantio, as mudas serão periodicamente monitoradas pela equipe da SEMMA durante 2 anos. Além do mais, parte das mudas será destinada a CAFESUL, que fará a entrega para produtores rurais associados, que residam em Muqui e que demonstrarem interesse.

Juntos construindo um município cada vez mais sustentável!

 

  • Aconteceu em 21 de novembro de 2022

Na segunda-feira do dia 21 de novembro de 2022, foi realizada uma oficina de zoneamento promovida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), referente ao Monumento Natural Serra das Torres, unidade de conservação que abrange o município de Muqui.

Durante o evento, foram discutidas, por exemplo, propostas referentes às ações proibidas e permitidas na área e no entorno da referida unidade de conservação. Estiveram presentes, neste evento, representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMMA) e de Agricultura (SEMAGRI), o prefeito Cacalo, membros de órgãos estaduais, como o INCAPER e IDAF e representantes da sociedade civil residentes no entorno do MONA Serra das Torres.

A participação popular nesses eventos é de extrema relevância para que o município de Muqui possa ter um ambiente capaz de conciliar a conservação ambiental com o desenvolvimento econômico. Parabéns aos organizadores desse importante evento realizado em nosso município.

 

 

  • Aconteceu em 24 de novembro de 2022

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental, realizou o Dia D – Combate à Dengue, com palestras nas escolas, panfletagem nas ruas e conscientização da população, desratização e limpeza de lugares públicos. No município de Muqui, atualmente não há casos de dengue nem de suspeitos. A equipe da Vigilância Ambiental tem se esforçado ao máximo na luta contra o mosquito Aedes aegypti, através de visitas às casas dos munícipes e fiscalização de locais públicos e espaços de maior facilidade para o acúmulo de recipientes propícios para os focos do mosquito.

Nos ajude a manter sua casa, terrenos e locais limpos, além de uma cidade mais saudável e bonita!

 

  • Aconteceu em 07 de dezembro de 2022

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Verde Brasil e em comemoração ao Dia do Pau-Brasil, promoveu uma doação de mudas de pau-brasil para produtores rurais e demais habitantes do município de Muqui. O evento foi realizado na Praça Salim Balmas e contou com ampla adesão da população muquiense, além da presença do prefeito Hélio Carlos Ribeiro Cândido.

Com nome científico de ‘Caesalpinia echinata’, o Pau-Brasil foi declarada árvore nacional, no dia 07 de dezembro de 1978, sendo a única protegida por Lei.

Agradecemos a todos os muquienses pela aquisição das mudas de pau-brasil e esperamos que todos que adquiriram suas mudas tenham os devidos cuidados para que as mudas possam ter um ótimo desenvolvimento. Juntos, faremos um meio ambiente cada vez melhor!

 

  • Aconteceu em 09, 10 e 11 de dezembro de 2022

Nos dias 09 a 11 de dezembro, ocorreu, no Parque de Exposições de Muqui, a Feira do Empreendedor. O evento contou com diversas atrações, dentre elas o expositor pertinente à Prefeitura Municipal de Muqui. Nele, foram expostos fatos e eventos pertinentes às Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMMA), Administração e Finanças e Planejamento.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, diante da necessidade de ter representatividade em eventos municipais, apresentou, no estande da Prefeitura Municipal, os principais fatos e eventos da área ambiental ocorridos durante o ano de 2022, além de apresentar parcerias concretizadas e informações sobre o Monumento Natural Serra das Torres, unidade de conservação presente no município de Muqui.

Agradecemos a todos que prestigiaram esse evento!