01 – VIGILÂNCIA AMBIENTAL

A Vigilância em Saúde Ambiental é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde.

Assim, essa vigilância acompanha a interação do indivíduo com o meio ambiente, enfocando o espaço urbano e coletivo e as diversas formas de intervenção sobre este meio entendendo que essa relação possa se dar de maneira harmônica e resultados positivos ou de maneira nociva, resultando em doenças e agravos à saúde.

Nesse sentido, a qualidade da água para consumo humano, contaminantes ambientais, qualidade do ar, qualidade do solo, notadamente em relação ao manejo dos resíduos tóxicos e perigosos, os desastres naturais e acidentes com produtos perigosos, são objetos de monitoramento dessa vigilância seja de forma direta e contínua ou por meio de ações em parceria com outros órgãos e secretarias.

Um outro aspecto relacionado à Vigilância em Saúde Ambiental é o controle de vetores, que são as atividades de intervenção ambiental por parte do poder público e principalmente da população para reduzir ou mesmo eliminar as condições favoráveis ao desenvolvimento de vetores de doenças (insetos, aracnídeos, moluscos etc.), tais como o Aedes aegypti, os triatomíneos, flebotomíneos, carrapatos entre outros.

Endereço: Rua Coronel Mateus Paiva, 110, Santo Agostinho, Muqui-ES

Telefone: (28) 3554-1272

E-mail: ace.supervisaomuqui@gmail.com

Atendimento: Segunda a sexta, das 7h às 16h.

 

02 – VIGILÂNCIA SANITÁRIA

A Vigilância Sanitária (VISA) tem por finalidade “conduzir ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo, e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde

A Vigilância Sanitária Municipal de Muqui atua no licenciamento, fiscalização, monitoramento e inspeção de diversos produtos e serviços, objetivando a segurança sanitária e minimização dos riscos à saúde humana. Além das ações de fiscalização, os fiscais sanitários atuam no processo de educação em saúde e orientação ao setor regulado e consumidores dos produtos e serviços de interesse sanitário.

Endereço: Rua Coronel Mateus Paiva, 110, Santo Agostinho, Muqui-ES

Telefone: (28) 3554-1272

E-mail: visa.muqui@gmail.com

Atendimento: Segunda a sexta, das 7h às 16h.

 

03 – VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

A Vigilância Epidemiológica é definida pela Lei n° 8.080/90 como “um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”.

O objetivo principal é fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam, numa área geográfica ou população definida.

Endereço: Rua Coronel Mateus Paiva, 110, Santo Agostinho, Muqui-ES

Telefone: (28) 3554-1272

E-mail: vigepmuqui@gmail.com

Atendimento: Segunda a sexta, das 7h às 16h.

 

3.1- CENTRO DE REFERÊNCIA EM TESTAGEM DE COVID

O Centro de Referencia em Testagem de Covid (CRTC) é um setor responsável pela realização de testes rápidos de Covid-19 na Secretaria Municipal de Saúde, atendendo os pacientes ambulatoriais e demanda espontânea que buscam atendimento nessa Unidade.

O CRTC também é responsável pelo monitoramento dos casos positivos de Covid-19 presentes em todo território do município. A equipe técnica orienta os pacientes via contato telefônico quanto aos protocolos de isolamento, precauções de contato e sintomatologia de cada caso.

Endereço: Rua Coronel Mateus Paiva, 110, Santo Agostinho, Muqui-ES

Telefone: (28) 3554-1272

E-mail: vigepmuqui@gmail.com

Atendimento: Segunda a sexta, das 7h às 16h.