MUNICÍPIO DE MUQUI RECEBE O PRIMEIRO ENCONTRO SUL CAPIXABA DOS POVOS DE TERREIROS


O Município de Muqui, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, participou do projeto “Encontro Sul Capixaba dos Povos de Terreiro”, realizado pelo ponto de matriz africana Ilê de Axé Opó Elemesó, comandado pelo ativista cachoeirense Geovane Roberto, junto ao Espaço Casa Roxa de Marataízes.

Abrindo o mês de Combate à Intolerância Religiosa, no dia 07 de janeiro, o Terreiro Ilé Axé Alaketu Ayra e Osum, coordendo por Baba Gelson de Ayra e Pai Kiko da Osum – Muqui ES , receberam as atividades da Oficina.

Na oportunidade foi entregue o modelo de lei para proteção e incentivo dos povos de terreiro, roda de conversa com o tema “Leis de incentivo, políticas públicas, empreendedorismo e captação de recursos” e a apresentação artística “Afoxé Juventude de Axé”.

O dia também contou com a palestra interativa com o título “Ewes e Ajeun, folha e comidas sagradas: A simbologia de nossas indumentárias”.

E por fim, aconteceu o Lançamento literário “Amadé Ayé” ,que traz doze contos dos Orixás mais cultuados no Espírito Santo.

O projeto contou com recursos do Fundo Estadual de Cultura via SECULT ES.