Unidades de Conservação Municipais

Sistema Municipal de Unidades de Conservação

Unidades de conservação representam espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídas pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.

A iniciativa de criação de um Sistema Municipal de Unidades de Conservação (SMUC) atende a demanda local de criação, implantação e gestão de áreas protegidas para garantir a conservação da biodiversidade e manutenção de serviços ecológicos.

Este sistema representa um significativo avanço em direção ao desenvolvimento sustentável do município. O SMUC apresenta um caráter amplamente participativo, tendo em vista que sua concepção valorizou o controle e a participação social em relação às Unidades de Conservação do município de Muqui.

O SMUC tem como objetivo promover a sustentabilidade dos ecossistemas do município de Muqui, respeitando as suas especificidades, por meio da criação, expansão e consolidação de áreas protegidas e unidades de conservação e outras áreas de interesse ambiental, bem como para a definição e disseminação de políticas de conservação, uso sustentável e gestão integrada dos ecossistemas com a justa repartição dos benefícios decorrentes.

Todo e qualquer cidadão muquiense, bem como representantes do Poder Público Municipal, pode solicitar, junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a criação de uma Unidade de Conservação de área de sua posse. As Unidades de Conservação são criadas em conformidade com um conjunto de regras estabelecidas na lei de criação do SMUC.

 

Para conhecer a lei de criação do SMUC, clique aqui.

 

Unidades de Conservação Municipais:

Mata do Matadouro: instituída pela Lei Municipal n° 116, de 20 de setembro de 2001, a referida Unidade de Conservação está localizada próxima a Rua Honório Fraga, na sede do município.

Área: 5,73 hectares

Perímetro: 1309 metros

Coordenadas UTM: 256465 (E) 7681993 (S)

Imagem aérea:

 

Mata do Boi: instituída pela Lei Municipal n° 116, de 20 de setembro de 2001, a referida Unidade de Conservação está localizada junto ao terreno do Sr. Luiz Landi.

Área: 11,8 hectares

Perímetro: 1569 metros

Coordenadas UTM: 255748 (E) 7681772 (S)

Imagem aérea:

 

Mata da Igreja: instituída pela Lei Municipal n° 116, de 20 de setembro de 2001, a referida Unidade de Conservação está localizada aos fundos da Igreja Católica Matriz do município de Muqui.

Área: 22,2 hectares

Perímetro: 1868 metros

Coordenadas UTM: 256196 (E) 7681159 (S)

Imagem aérea:

 

Bosque Municipal “Orestes Piovesan”: instituído pela Lei Municipal n° 239, de 02 de dezembro de 2004, a referida Unidade de Conservação abrange toda a área que margeia a Rua Antônio José Mendonça, no bairro São Pedro, na sede do município de Muqui.

Área: 1,98 hectares

Perímetro: 737 metros

Coordenadas UTM: 256419 (E) 7681592 (S)

Imagem aérea: